PEQUENAS HISTORIAS





domingo, janeiro 25

A CORRELAÇÃO




Estava profundamente irritado:
"- Se a senhora não faz nada apresento queixa à polícia. Não pode simplesmente despejar o animal na rua e deixá-lo sozinho até anoitecer: isso é de uma total irresponsabilidade. Hoje o miúdo quase foi mordido e eu não vou proibir o meu filho de ir brincar só porque a senhora não toma devidamente conta do animal."
Isto saiu de rajada. Do outro lado da porta a mulher apenas pedia desculpas, reconhecia que eu tinha razão, justificava-se com o facto de ter o cão há pouco tempo, sorria.
Quando o interlocutor desarma perde-se o incentivo da fúria. Reparei que estava mais bonita, nos últimos meses, como se tivesse rejuvenescido. Talvez "mais arranjada" seja a expressão justa para uma mulher na casa dos quarenta: independente, a recuperar algo, com convicção. Nesse momento, arrependi-me de lhe bater à porta e fez-se luz na minha cabeça: é evidente; divorciou-se.
Antigamente o bairro tinha uma azáfama animada e viam-se casais jovens por todo o lado. Apareceram os filhos e perdeu-se um bocado da vida colectiva. Depois os divórcios dizimaram famílias de alto a baixo. Agora há conflitos por causa dos cães e dos gatos .


Posted by Pequenas Histórias 11:27 ||









quinta-feira, janeiro 22

O DOUTORAMENTO



Temos de enviar um cartão de felicitações ao António Pinto; ele tem bons contactos. Quanto é que vai ganhar como Presidente da Entidade Reguladora? Para aí 600 ou 700 contos, mais carro e chauffer. Está bem que é um cargo político e daqui a uns tempos vem-se embora. Mas estas coisas funcionam como um trampolim: salta para um cargo ainda melhor. Vais ver: já nem regressa à Faculdade. A mulher dele é que deve andar delirante. Imagino… a estas horas já gastou o ordenado do marido no shopping. E aquela de comprar um piassaba por 22 contos? Ahnnnn…? 22 contos e nem era de platina. E o ano passado desfizeram-se da mobília do quarto e compraram tudo de novo. Até mudaram os cortinados!! Vê-se mesmo que esta gente não faz a mínima ideia do que é viver com dificuldades. Eu acho-a cada vez mais snob . Pelo menos o António trabalha no duro e chega a casa às tantas.
(…)
Tens mesmo De acabar o doutoramento. Já não aguento mais.


Posted by Pequenas Histórias 22:40 ||









terça-feira, janeiro 20

OS PLANOS



"Os planos são de visitar minha sogra amada em Garanhuns em agosto e minha outra sogra amada em brasília em maio ou junho ou qd a gente não atrapalhar demais, fazer a cirurgia no tendão, refazer a nossa poupança que esses 6 meses de desemprego solaparam, arrumar uma editora, meter bronca no livro 3 (preciso de ajuda pra nome, viram?), comprar uma câmera digital, terminar o inventário do meu velho e saudoso pai, se a vampira deixar e o encosto não mais atrapalhar, perder uns 1000 quilos, nunca mais voltar a roer unha, decidir se eu pinto as melenas ou assumo os brancos, fazer a porta pra passagem do quarto de vestir, manter as crônicas semanais pra Naty sem dar um furo sequer, descobrir um jeito de me disciplinar mais pra escrever, descobrir um jeito de ganhar algum dinheiro escrevendo pra poder pagar as revisões da Vera, aprender a ser mais paciente, meiga, calma, doce, gentil, menos temperamental, explosiva, assistir menos porcaria na Tv (eu falo isso com a TV ligada no Biguebróder), visitar mais os meus blogues amados que eu sou uma vagabunda, fazer as unhas toda santa semana com chuva ou sol e seguir firme no meu propósito de virar mulher-mulheríssima, andar 40 minutos por dia, parar de comprar roupa de cama, pq eu tenho o suficiente pra 4 enxovais, não me meter nas brigas alheias e seguir não arrumando briga (coisa que graças a deus não faço - um dos poucos hábitos ruins que eu não tenho), tratar o Alexandre com mais doçura pq ele é um santo e merece e eu ando atacadíssima, o bichinho pára de respirar e arregala os olhinhos de pavor do monstro no qual estou me transformando, ler mais coisa boa e menos tralha, NÃO arrumar outros gatos, chega, chega, chega.
Enfim, acabo de descobrir que 2004 vai ser curto."


OUTRAS HISTÓRIAS
Texto escrito no blog Drops da Fall em 18 de Janeiro de 2004.


Posted by Pequenas Histórias 09:46 ||













Licença Creative Commons
Sob a Licença de Creative Commons.